Título da obra:
Ûxuxet ax, hãm xeka ãgtux / Geografia da nossa aldeia
Textos e Ilustrações:
Professores Maxakali
Autores (textos e ilustrações):
Gilberto Maxakali, Gilmar Maxakali, Ismail Maxakali, João Bidé Maxakali, Joviel Maxakali, Laudelino Maxakali, Pinheiro Maxakali, Rafael Maxakali, Zelito Maxakali, Zezinho Maxakali.
Responsáveis pela publicação:
Coordenação-Geral de Apoio às Escolas Indígenas – MEC/SEF/DPEF
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais
Programa de Implantação das Escolas Indígenas de Minas Gerais (projeto UHITUP)
Coordenação:
Kleber Gesteira Matos e Zélia Maria Rezende
Coordenação Editorial:
Maria Inês de Almeida
Projeto Gráfico:
Tânia Anaya
Supervisão das Traduções:
Charles Bicalho
Organização:
Willliam Rosa Alves e professores Maxakali
Local, editora e data de publicação:
Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais-SEE/MG/Brasília: MEC,2000.
Descritivo:
"O trabalho de campo pode ser feito pelos alunos e pelos adultos. Eles saem pelos campos, vêem tudo e guardam na cabeça. Depois voltam para a sala de aula e contam para os outros o pensamento deles. O professor pode mostrar fotografias, mapas, e falar sobre a vida maxakali." (Pinheiro/Piet Maxakani)
"A partir de 1996 os Maxakali passaram a enfrentar uma nova forma de contato : através de um amplo programa interinstitucional começaram a ser implantadas escolas indígenas em Minas Gerais, com a formação de professores, construção de currículos e elaboração de materiais didáticos específicos. Nesse processo uma nova faceta dos Maxakali veio à tona. Incentivados pelo desenvolvimento de seu trabalho, crianças e professores passaram a produzir desenhos e pinturas de grande beleza e originalidade. A apreciação dessa produção nos remete a um universo não ocidental. Livres de "regras" veiculadas pela escola ou por meios de comunicação os Maxakali expressam sua visão de mundo e os dados mais relevantes de sua cultura. O uso das cores, a elaboração das imagens, a força e a tensão impressas nos desenhos não têm paralelos com a produção pictórica de outros grupos culturais de Minas Gerais. O Curso de Formação de Professores Indígenas possibilitou aos o contato com diversas formas de expressão, tais como vídeo, fotografia, teatro, cinema, etc. À medida que vão experimentando estes meios, a beleza plástica de suas imagens e a riqueza de sua cultura vão encontrando um amplo canal de comunicação com a sociedade envolvente." (Kleber Gesteira Matos).