Título da obra: 
Ûxuxet ax, hãm xeka ãgtux / Geografia da nossa aldeia 
Textos e Ilustrações: 
Professores Maxakali 
Autores (textos e ilustrações): 
Gilberto Maxakali, Gilmar Maxakali, Ismail Maxakali, João Bidé Maxakali, Joviel Maxakali, Laudelino Maxakali, Pinheiro Maxakali, Rafael Maxakali, Zelito Maxakali, Zezinho  Maxakali. 
Responsáveis pela publicação: 
Coordenação-Geral de Apoio às Escolas Indígenas – MEC/SEF/DPEF 
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais 
Programa de Implantação das Escolas Indígenas de Minas Gerais (projeto UHITUP) 
Coordenação:
Kleber Gesteira Matos e Zélia Maria Rezende 
Coordenação Editorial:
Maria Inês de Almeida 
Projeto Gráfico:
Tânia Anaya 
Supervisão das Traduções:
Charles Bicalho 
Organização:
Willliam Rosa Alves e professores Maxakali 
Local, editora e data de publicação: 
Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais-SEE/MG/Brasília: MEC,2000. 
Descritivo: 
"O trabalho de campo pode ser feito pelos alunos e pelos adultos. Eles saem pelos campos, vêem tudo e guardam na cabeça. Depois voltam para a sala de aula e contam para os outros o pensamento deles. O professor pode mostrar fotografias, mapas, e falar sobre a vida maxakali." (Pinheiro/Piet Maxakani) 
"A partir de 1996 os Maxakali passaram a enfrentar uma nova forma de contato : através de um amplo programa interinstitucional começaram a ser implantadas escolas indígenas em Minas Gerais, com a formação de professores, construção de currículos e elaboração de materiais didáticos específicos. Nesse processo uma nova faceta dos Maxakali veio à tona. Incentivados pelo desenvolvimento de seu trabalho, crianças e professores passaram a produzir desenhos e pinturas de grande beleza e originalidade. A apreciação dessa produção nos remete a um universo não ocidental. Livres de "regras" veiculadas pela escola ou por meios de comunicação os Maxakali expressam sua visão de mundo e os dados mais relevantes de sua cultura. O uso das cores, a elaboração das imagens, a força e a tensão impressas nos desenhos não têm paralelos com a produção pictórica de outros grupos culturais de Minas Gerais. O Curso de Formação de Professores Indígenas possibilitou aos o contato com diversas formas de expressão, tais como vídeo, fotografia, teatro, cinema, etc. À medida que vão experimentando estes meios, a beleza plástica de suas imagens e a riqueza de sua cultura vão encontrando um amplo canal de comunicação com a sociedade envolvente." (Kleber Gesteira Matos).